metropoles.com

Haddad faz giro na Europa para mostrar ações do Brasil à frente do G20

O ministro Fernando Haddad busca apoio do papa Francisco na taxação dos “super-ricos” e tem reuniões com autoridades internacionais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Diogo Zacarias/MF
imgem colorida ministro da Fazenda Fernando Haddad, discursando em reunião doo G20, em São Paulo - Metrópoles
1 de 1 imgem colorida ministro da Fazenda Fernando Haddad, discursando em reunião doo G20, em São Paulo - Metrópoles - Foto: Diogo Zacarias/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai iniciar, nesta segunda-feira (3/6), um giro pela Europa para apresentar as ações do Brasil à frente do G20, grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia. Além de ter reuniões bilaterais em Roma, capital da Itália, ele vai participar de audiência com o papa Francisco, no Vaticano.

Haddad, que está em São Paulo, parte do Brasil rumo à Itália nesta segunda-feira e retorna nesta quarta-feira (5/6). De acordo com o ministério, os horários dos encontros e mais informações a respeito da viagem serão “informados oportunamente”.

Confira a agenda do ministro na Europa:

  • Viagem na tarde desta segunda-feira para Roma, na Itália;
  • Reunião bilateral com Carlos Cuerpos, ministro das Finanças da Espanha. O encontro ocorre na terça-feira (4/6), em Roma;
  • Audiência com o papa Francisco na quarta-feira (5/6);
  • Possível reunião bilateral com Giancarlo Giorgetti, ministro da Economia da Itália, e com Sri Mulyani, ministra das Finanças da Indonésia. Ainda sem data definida;
  • Retorno ao Brasil na noite de quarta-feira, com chegada prevista para quinta-feira (6/6) pela manhã.

Haddad em evento com o papa

O ministro tem presença confirmada no workshopEnfrentando a crise da dívida no Sul Global”, que ocorre nos dias 4 e 5 de junho e é promovido pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais, braço de estudos da Santa Sé.

Entre as pautas em debate, estão a taxação dos chamados “super-ricos”, o combate às mudanças climáticas — com enfoque para a tragédia no Rio Grande do Sul, que sofre com os impactos das enchentes no estado — e a crise da dívida dos países do sul global.

6 imagens
Lula e o papa Francisco
Janja, Lula e papa Francisco no Vaticano
Lula e papa Francisco
Papa Francisco e Dilma Roussef
1 de 6

Papa Francisco

Vatican Media via Vatican Pool/Getty Images
2 de 6

Alessandra Benedetti - Corbis/Corbis via Getty Images
3 de 6

Lula e o papa Francisco

Ricardo Stuckert
4 de 6

Janja, Lula e papa Francisco no Vaticano

Ricardo Stuckert/Presidência
5 de 6

Lula e papa Francisco

Ricardo Stuckert/Presidência
6 de 6

Papa Francisco e Dilma Roussef

Divulgação/Vatican Media

Visto como um “defensor vocal da justiça social e da responsabilidade econômica” pela Fazenda, o papa pode ser uma peça fundamental na difusão da proposta de tributação dos bilionários. Ou seja, uma eventual manifestação pública do pontífice favorável à proposta ajudaria o ministro da Fazenda a ganhar na opinião pública global.

Haddad busca apoio do papa à proposta de taxação dos super-ricos

A taxação dos super-ricos é um dos temas centrais da presidência do Brasil no G20 em 2024. A medida foi bem-aceita por países como França, Espanha, África do Sul e países latino-americanos.

A tributação dos bilionários é defendida pelo ministro da Fazenda, que chegou a dizer, recentemente, em entrevista ao jornal francês Le Monde, que a medida é “urgente” e “necessária” para os países.

Reunião bilateral com ministro da Espanha

Além da audiência com o papa no Vaticano, Haddad tem uma reunião bilateral nesta terça-feira (4/6) com Carlos Cuerpo, ministro da Economia da Espanha. Os ministros vão conversar em Roma, Itália.

“Esta reunião visa estreitar os laços econômicos entre Brasil e Espanha, discutindo oportunidades de cooperação em áreas de interesse mútuo”, informou a Fazenda.

Ao Metrópoles, a pasta ainda informou que as reuniões bilaterais previstas com Giancarlo Giorgetti, ministro da Economia da Itália, e com Sri Mulyani, ministra das Finanças da Indonésia, “estão em negociação”. Esses encontros também devem ocorrer em Roma.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?