metropoles.com

Haddad: faltam “detalhes pontuais” para anúncio do novo arcabouço

Ministro Fernando Haddad esteve com presidentes da Câmara e do Senado e com líderes do governo nas Casas para tratar da nova âncora fiscal

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida do ministro Fernando Haddad com a porta de um carro preto com a porta aberta - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ministro Fernando Haddad com a porta de um carro preto com a porta aberta - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, explicou, nesta segunda-feira (20/3), que ainda existem “detalhes pontuais” a serem acertados antes do anúncio oficial do novo arcabouço fiscal, que deve acontecer antes da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, marcada para o próximo domingo (26/3).

“São detalhes pontuais. Tem uma decisão que precisa ser tomada sobre o arcabouço regulatório [relacionado às PPPs] que nada tem a ver com o fiscal, mas que trata de investimentos e que estamos ultimando na Fazenda”, explicou o ministro. “A dúvida é se lançamos junto ou não. Para mim, é indiferente, mas é uma medida importante para alavancar investimentos no momento em que o país precisa de investimentos”, completou.

O arcabouço regulatório é composto por uma uma série de medidas relacionadas aos investimentos nas parcerias público-privadas (PPPs) do governo federal.

Para tratar do tema, Haddad afirmou que conversará com o presidente Lula “para dar um retorno” sobre o que ouviu dos líderes da Câmara e do Senado, e dos presidentes das Casas, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Fiquei de falar com os líderes da Câmara e do Senado e com os presidentes das Casas. Nós expusemos as linhas gerais do que será anunciado pelo presidente da República, e a recepção de todos foi muito boa, assim como foi dos ministros na sexta”, explicou.

7 imagens
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em reunião com Lula e lideranças políticas no Planalto
Fernando Haddad, ministro da Fazenda
Fernando Haddad,  ministro da Fazenda
Fernando Haddad
1 de 7

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 7

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em reunião com Lula e lideranças políticas no Planalto

Ricardo Stuckert/PR
3 de 7

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 7

Fernando Haddad, ministro da Fazenda

Fábio Vieira/Metrópoles
5 de 7

Fernando Haddad, ministro da Fazenda

Reprodução/YouTube
6 de 7

Fernando Haddad

Fábio Vieira/Metrópoles
7 de 7

Ministros Simone Tebet (Planejamento), Fernando Haddad (Fazenda) e Esther Dweck (Gestão)

Fábio Vieira/Metrópoles

“Hoje [Segunda-feira] devo falar com o presidente [Lula] para dar um retorno sobre o que eu ouvi”, disse. “Os líderes e chefes de Poder não fizeram sugestão ao arcabouço”, completou.

Expectativa sobre os juros 

Às vésperas da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) criticou a taxa de juros mantida pela autarquia, mas avaliou que a apresentação de um novo arcabouço fiscal pelo governo deverá abrir caminho para a redução desse índice.

O Copom se reunirá nesta semana, e Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, soma esforços ao governo contra a manutenção da taxa de juros de 13,75%.

“Não há nada que justifique ter 8% de juros real acima da inflação, quando não há demanda explodindo e quando o mundo inteiro tem praticamente juros negativos”, argumentou Alckmin, em seminário promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Apesar disso, Haddad afirma que Copom e arcabouço são coisas separadas, e garante que a decisão dessa semana sobre a Selic não está nas suas preocupações.

“Sobre o anúncio antes do Copom, são duas agendas diferentes, têm a sua dinâmica. Não podemos atropelar esse processo de conversa. E tem que sair algo sólido, que faça sentido, e não vai ser o açodamento que vai nos levar a essa situação”, declarou o ministro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?