metropoles.com

Haddad defende Pé-de-Meia universitário: “Sai mais barato”

Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é “mais barato pagar pela permanência [do universitário] do que perder o jovem diplomado”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo Pinto/Agência Brasil
imagem colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em evento na USP
1 de 1 imagem colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em evento na USP - Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu, nesta segunda-feira (30/9), a implementação do Pé-de-Meia destinado à permanência de estudantes de baixa renda nas universidades públicas, projeto encabeçado pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Em entrevista à Rádio CBN ele afirmou que é a favor da medida para garantir que os estudantes mais pobres sejam capazes de concluir a formação acadêmica.

“Tem reserva de vagas, uma série de mecanismos hoje que permite que uma pessoa pobre talentosa entre na universidade, mas nem sempre essa pessoa consegue sair com o diploma. Então, para casos em que isso seja necessário, sai mais barato pagar pela permanência [do universitário] do que perder o jovem diplomado”, disse o ministro.

Mais cedo, o ministro da Educação anunciou que o governo federal pretende lançar no próximo ano uma nova versão do Pé-de-Meia visando os universitários. Atualmente, o programa de incentivo de permanência estudantil contempla o estudante de ensino médio.

Ao ser questionado sobre a nova medida, Haddad informou que ainda não conversou com Santana sobre o Pé-de-Meia universitário. Mas salientou que o orçamento destinado à educação tem recursos vinculados (ou seja, despesas obrigatórias), e ressaltou que cabe ao ministro da Educação decidir como usar o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

“Se você quiser fazer essa modalidade, de criar uma poupança, usando o orçamento que ele dispõe, ele pode fazer. Em alguns casos, seria muito útil fazer porque o jovem, às vezes, não consegue concluir os estudos quando ele é de muito baixa renda”, frisou.

Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional voltado a estudantes matriculados no ensino médio público e na educação de jovens e adultos (EJA) que são beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Cerca de 2,5 milhões de jovens de famílias inscritas no CadÚnico serão beneficiados com a poupança. O valor da bolsa pode chegar até R$ 9,2 mil por estudante.

Imagem colorida de tabela com a trajetória do programa Pé-de-Meia - Metrópoles
Como funcionará os pagamentos do Pé-de-Meia do ensino médio

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?