metropoles.com

Haddad: decisão sobre impostos de combustíveis deve sair ainda hoje

Lula irá se reunir nesta segunda (27/2) com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e novamente com Fernando Haddad, da Fazenda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
O ministro da Economia Fernando Haddad conversa gesticulando em encontro com a Febraban - Metrópoles
1 de 1 O ministro da Economia Fernando Haddad conversa gesticulando em encontro com a Febraban - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Haddad, ministro da Fazenda, disse nesta segunda-feira (27/2) que a decisão sobre a manutenção da desoneração dos impostos sobre os combustíveis deve sair ainda hoje.

“Assim que tivermos uma definição, anunciamos. A decisão [sobre os impostos], acredito, deve sair hoje”, disse o chefe da Fazenda. De acordo com ele, Lula se reunirá com o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, e posteriormente, retoma diálogo com a Fazenda.

O governo estuda a Medida Provisória da gestão de Jair Bolsonaro (PL), que previa desoneração de tributos como o PIS/Cofins e a Cide e tinha validade até 31 de dezembro. Para evitar uma nova alta dos combustíveis e consequentemente da inflação no início do governo, no dia 1º de janeiro, o presidente Lula estendeu a medida até 28 de fevereiro.

Apesar da expectativa da volta dos impostos, o retorno será parcial devido à proposta de emenda à Constituição (PEC) que limitou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em até 17%. A redução dos impostos estaduais pela mão do governo federal foi motivo de discussão e polêmica ao longo da gestão anterior.

São Paulo antes do governo Bolsonaro tinha uma alíquota de 25%, enquanto a do Rio de Janeiro chegava a 32%. No Distrito Federal era de 27%.

Veja mais: Celina vai a reuniões de governadores com Pacheco e Lira sobre ICMS

O ICMS constitui a mais importante fonte de arrecadação dos entes federativos, que são obrigados a repassar 25% aos municípios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?