Haddad como favorito à Fazenda faz Bolsa voltar à rua da amargura
Principal índice da bolsa começou o dia com ganhos de mais de 1%, mas rumor de Fernando Haddad na Fazenda leva mercado para o campo negativo
atualizado
Compartilhar notícia
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, registra queda de 0,4% no meio da tarde desta sexta-feira (18/11), devolvendo todos os ganhos de mais cedo. O mercado reage a rumores de que o ex-ministro da Educação Fernando Haddad seria o nome mais provável para o posto de ministro da Fazenda do próximo governo Lula.
Ontem, o Ibovespa chegou a cair quase 3%, mas fechou o dia com um recuo mais moderado, de 0,5%, após o ex-ministro Guido Mantega anunciar que sairia da equipe do governo de transição.
Foi com esse viés mais positivo que os mercados iniciaram a sexta-feira, e os índices chegaram a subir mais de 1%, mas o bom-humor foi apagado gradualmente, conforme começaram a circular notícias de que Haddad seria o número um na corrida pela Fazenda.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, tentou apaziguar os rumores e disse, ao jornal O Estado de S.Paulo, que não há nada definido ainda. A fala da líder petista ajudou a amortizar as perdas do índice, mas não apagou o pessimismo dos investidores.
Dólar
O dólar registra queda nesta sexta-feira, cotado a R$ 5,36. A moeda americana devolveu parte da valorização dos últimos dias, mas ainda caminha para fechar a semana com alta de 0,5%.