metropoles.com

Haddad adianta vetos de Lula no PL da dívida de estados e municípios

Ministro Fernando Haddad, da Fazenda, disse que Lula decidiu sancionar com vetos o PL da dívida dos estados, aprovado pelo Congresso em 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta quinta-feira (9/1), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetará todas as medidas que tenham impacto primário que fazem parte do texto do projeto de lei da dívida dos estados e municípios, aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado.

“Tudo que tem impacto primário, sim. Isso já está certo que será vetado”, disse Haddad a jornalistas, na porta do Ministério da Fazenda. “Tudo que tem impacto primário vai ser vetado. Então, porque era um acordo preliminar com o Congresso Nacional, o Congresso queria fazer a repactuação. Foi uma iniciativa do próprio Congresso, mas o pressuposto da Fazenda era esse”, completou o ministro.

Confira a declaração de Haddad:

Segundo o ministro da Fazenda, durante a reunião com o presidente, os ministros detalharam as diferenças entre o projeto da Fazenda e do Congresso. “O que nós estamos levando à consideração do presidente é que tudo que tem impacto primário seja vetado. Há alguns itens que têm impacto primário. Tem também o impacto sobre as finanças estaduais e as finanças federais”, explicou.

Questionado sobre os vetos, o ministro preferiu não detalhar quantos ou quais pontos serão vetados por Lula. O presidente tem até a próxima segunda-feira (13/1) para sancionar o PL da renegociação das dívidas dos estados e municípios.

Haddad prosseguiu ressaltando que: “Os argumentos foram todos levados à sua consideração e ele vai usar o tempo que tem para ponderar, talvez conversar com um ou outro parlamentar para tomar a decisão na segunda-feira”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?