Guedes vai trocar comando da Receita e criar secretaria especial
Nova secretaria do Ministério da Economia núcleo será conduzido por Adolfo Sachsida, atual secretário de Política Econômica do governo
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Economia, Paulo Guedes, vai trocar o comando da Receita Federal e criar uma secretaria especial em Estudos Econômicos. O anúncio será feito na próxima semana, de acordo com fontes ouvidas pelo Metrópoles.
Com a mudança, deixarão seus cargos os secretários da Receita Federal, José Tostes, que assumirá uma nova cadeira na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e o secretário de Produtividade, Carlos da Costa, que terá um cargo na embaixada brasileira nos EUA.
Caso essas baixas se confirmem, serão 16 os integrantes da área econômica a bater em retirada desde o início do governo. O movimento ocorre quatro dias após os auditores fiscais alegarem que Tostes tem sido omisso em temas relevantes para o órgão.
A nova secretaria especial de Estudos Econômicos, chamada nos bastidores de S3E, irá unir a Secretaria de Política Econômica (SPE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e áreas de pesquisa do antigo Ministério do Comércio Exterior.
Esse núcleo será conduzido por Adolfo Sachsida, atual secretário de Política Econômica do governo.