Guedes sobre tombo de 9,7% do PIB: “Som de um passado distante”
Ministro da Economia participa nesta terça-feira de audiência no Senado Federal sobre as medidas do governo durante a pandemia
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Economia, Paulo Guedes, minimizou nesta terça-feira (1º/9) o tombo histórico de 9,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrado durante o segundo trimestre deste ano.
Segundo ele, a queda é resultado da crise do novo coronavírus que atingiu o país “lá atrás”. Agora, segundo o ministro da Economia, o Brasil está se recuperando, em forma de V – expressão usada no jargão econômico para se referir à rápida recuperação econômica após uma queda abrupta.
Ele avaliou também que o país não vai cair 10% no balanço de todo o ano.
“Eu dizia o seguinte: 10% pode ser esse impacto inicial, mas isso não quer dizer que o PIB brasileiro vai cair 10% [no ano]. Então, hoje todas as estimativas são de uma queda entre 4% e 5%, ou seja, praticamente a metade do que esse som que está chegando agora de um passado distante”, afirmou.
“Como a velocidade da luz é diferente do som: você vê um raio muito cedo, e o som chega depois. É a mesma coisa com a economia”, prosseguiu o ministro da Economia.