Guedes sobre queda de 0,1% do PIB: foi o trimestre mais trágico da pandemia
“Mantivemos compromisso com a responsabilidade fiscal e com a saúde dos brasileiros”, afirmou o ministro da Economia sobre PIB trimestral
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Economia, Paulo Guedes, fez uma avaliação, nesta quarta-feira (1/9), do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) durante um evento com a Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo.
Na comparação com os últimos três meses, o PIB caiu 0,1% no 2º trimestre de 2021, após três trimestres de alta. O resultado foi divulgado nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Quando a relação é com o mesmo período do ano passado, porém, houve alta de 12,4%.
“Foi o trimestre mais trágico. Foi quando a pandemia abateu mais brasileiros. Em abril, maio e junho foi, também, quando entraram de novo os programas sociais, como o auxílio [emergencial]”, afirmou o ministro. “Mantivemos compromisso com a responsabilidade fiscal e com a saúde dos brasileiros”, completou.
O indicador é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante um certo período. De acordo com o governo, o resultado negativo do segundo trimestre decorreu do alto número de mortes pela Covid-19 durante os últimos três meses.
De acordo com Guedes, até o fim do ano, a economia brasileira ainda avançará cerca de 5,4%. O mercado, entretanto, aposta que esse aumento será de 5%.
- Agropecuária: -2,8%
- Indústria: -0,2%
- Serviços: 0,7%
- Consumo das famílias: zero
- Consumo do governo: 0,7%
- Investimento (FBCF): -3,6%
- Importação: -0,6%
- Exportação: 9,4%
- Construção: 2,7%
- Comércio: 0,5%