metropoles.com

Guedes sobre leilão: “Todo mundo sumiu, ficou só a Petrobras”

Ministro diz que governo precisa tirar lições da ausência de empresas estrangeiras e abandonar sistema de partilha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Esp. para o Metrópoles
paulo guedes qq senado
1 de 1 paulo guedes qq senado - Foto: Andre Borges/Esp. para o Metrópoles

Contrariando o discurso do chefe, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), o ministro da Economia, Paulo Guedes, fez críticas ao leilão de campos do pré-sal, que não atraiu o interesse de grandes empresas. “Sumiu todo mundo da sala, ficou só a Petrobras. Planejamos por cinco anos para no final vender de nós para nós mesmos”, criticou Guedes.

Nessa quarta-feira (06/11/2019), Bolsonaro disse: “Não tem frustração nenhuma, zero”, sobre o fato de dois dos quatro lotes ofertados não terem recebido propostas.

A declaração foi feita em uma palestra que o ministro da Economia deu na manhã desta quinta-feira (07/11/2019), no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. “Temos que refletir sobre o que aconteceu. Será que a concessão, que é usada no mundo inteiro, não é melhor do que a partilha? Quem quer pagar uma fortuna para entrar num quarto escuro?”, questionou o ministro, criticando o modelo pelo qual o governo brasileiro faz leilões do petróleo. “Isso é uma herança que veio dos governos anteriores, que é um problema”, complementou.

“Imagina ficar anos conversando sobre cessão onerosa e chega no final e não comparece ninguém. É problema de governo? De instabilidade brasileira? Não! O regime de partilha que é ruim. Vamos aprender com esse episódio e desobstruir os caminhos”, afirmou ainda o ministro.

Ao fim da fala, Guedes baixou um pouco o tom e disse que os R$ 69,9 bilhões arrecadados no leilão representam uma vitória. “É o dobro do que já tinha sido arrecadado nos leilões anteriores.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?