Guedes elogia dólar alto: “Doméstica estava indo pra Disney; uma festa danada”
Para ele, brasileiros devem viajar pelo Brasil. E tentou se antecipar a críticas: “Só dizendo que o câmbio estava barato”
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou, nesta quarta-feira (12/02/2020), o dólar em R$ 4,35. Em palestra no Seminário de Abertura do Legislativo 2020, ele disse que quando a moeda estadunidense estava em baixa, estava “todo mundo indo pra Disneylândia, empregada doméstica indo pra Disneylândia, uma festa danada” (veja o vídeo abaixo).
Para Guedes, o brasileiro devia, frente ao dólar alto, visitar destinos nacionais. “Vai passear em Foz do Iguaçu, vai passear ali no Nordeste, está cheio de praia bonita. Vai passear pelo Brasil, vai conhecer o Brasil. Todo mundo tem que ir para a Disneylândia conhecer, mas não três, quatro vezes por ano”, afirmou.
Prevendo as críticas, ele ironizou: “Antes que falem que ‘ministro diz que empregada doméstica estava indo para Disneylândia’, não. Está dizendo que o câmbio estava tão barato que todo mundo estava indo”. Para ele, “não tem negócio de câmbio a R$ 1,80” – com o valor mais baixo, se exportaria mais e se perderia no turismo interno.
Recentemente, o ministro se envolveu em outra polêmica ao comparar funcionários públicos a “parasitas”. A declaração causou intensa reação entre servidores e autoridades e o obrigou a pedir desculpas e dizer que “se expressou mal“.