metropoles.com

Guedes quer desvincular “todas as despesas” em todo o país

Ministro alega que o Brasil não está doente, “o setor público está”. Medida valeria para União, Estados e municípios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
paulo-guedes
1 de 1 paulo-guedes - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira (01/08/2019), em evento em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, que quer, no âmbito do novo pacto federativo, “desindexar, desvincular todas as despesas de todos os entes federativos”.

Segundo o economista do governo, estados como Rio Grande do Sul, Goiás e Rio de Janeiro quebraram nos últimos anos e, muitas vezes, tinham recursos em fundos que não podiam ser utilizados para a real necessidade do estado, porque eram “carimbados”.

Ele completou ainda que o Brasil não está doente, “o setor público está”. “E não vamos deixar que isso contamine o setor privado”, finalizou.

A sonhada – por Guedes – desvinculação de receitas no orçamento é algo extremamente controverso. A Constituição de 1988 fixa percentuais mínimos para gastos com saúde e educação, além de tornar obrigatório o pagamento dos gastos previdenciários e custeio da máquina pública, como os salários dos servidores, por exemplo.

“Desobrigação”

Logo no início do governo, o ministro da Economia chegou a anunciar que, “em maio”, o governo federal mandaria um projeto ao Congresso propondo a desvinculação do Orçamento, com o objetivo de desobrigar os governos federal, estaduais e municipais de cumprirem essas despesas, permitindo a redistribuição dos recursos, sem garantia de aplicação de percentuais mínimos.

O Orçamento federal seria totalmente desvinculado (sem recursos carimbados), desindexado (sem correções automáticas) e desobrigado (sem mínimos constitucionais).

O anúncio foi recebido por enxurrada de críticas, de vários setores – das corporações de servidores públicos às entidades que lutam por saúde e educação e enxergam na ação um anúncio de colapso nos investimentos públicos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?