metropoles.com

Guedes quer acabar com tarifa social de energia para criar o Renda Brasil

Proposta do governo com o novo programa é aumentar o valor médio pago aos beneficiários do Bolsa Família

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
Conta de luz
1 de 1 Conta de luz - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estuda acabar com a tarifa social de energia elétrica para criar o programa Renda Brasil, que deve substituir o Bolsa Família.

O governo federal resolveu nessa segunda-feira (24/8) adiar o anúncio do pacote com medidas nas áreas social e econômica, que inclui o Renda Brasil. O lançamento das propostas estava previsto para esta terça-feira (25/8).

Na prática, a proposta é que o Renda Brasil aumente o valor médio pago aos beneficiários do Bolsa Família, além de ser mais abrangente, e exclua outros programas, como o abono salarial, o Farmácia Popular e o salário-família.

Por sua vez, a Tarifa Social de Energia Elétrica foi criada pela Lei n° 10.438, de 26 de abril de 2002. Por meio dela, são concedidos descontos de até 60% para os consumidores enquadrados na subclasse residencial baixa renda.

Já as famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que atendam aos requisitos têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês (quilowatts-hora por mês).

O presidente Jair Bolsonaro teria achado a proposta complicada de ser entendida pelo público-alvo. Dessa maneira, pediu ao ministro da Economia para refazer as bases do novo programa assistencial. (Com informações do Extra)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?