metropoles.com

Guedes: primeira meta de Montezano é devolver dinheiro para a União

Ministro afirmou ainda que o BNDES vai trabalhar para acelerar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e a infraestrutura brasileira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Paulo Guedes e  Montezano BNDES
1 de 1 Paulo Guedes e Montezano BNDES - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (16/07/2019), durante evento no Palácio do Planalto, que a primeira meta do novo presidente do BNDES, Gustavo Montezano, será “devolver dinheiro para a União”. Pouco antes, Montezano já havia indicado que a meta é concluir a devolução de recursos de R$ 126 bilhões ao Tesouro ainda este ano.

Guedes afirmou ainda que o BNDES vai trabalhar para acelerar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e a infraestrutura brasileira. “Montezano passou seis meses com o Salim (Mattar, secretário especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia) fazendo programa de privatizações”, pontuou Guedes. “Nós vamos acelerar as privatizações com o Salim Mattar”, acrescentou.

O ministro afirmou ainda que outro trabalho do BNDES será atacar o problema do saneamento básico no Brasil. “Há 40 mil crianças que morrem no Brasil por falta de saneamento”, pontuou. “A média de vida do Nordeste é mais baixa por conta de mortalidade infantil, porque falta saneamento”, disse. Conforme Guedes, o BNDES atuará na área de saneamento.

Guedes disse ainda, ao tratar da atuação do BNDES na área de crédito, que o dinheiro “tem que ser baixo para todo mundo e não para alguns brasileiros”. Durante sua fala, ele lembrou que, durante anos, o BNDES ofertou juros mais baixos a segmentos específicos da economia, em detrimento do restante da população.

“O projeto nosso é desestatizar o mercado de crédito brasileiro”, afirmou Guedes. “Há uma série de imperfeições que jogam o juro para a lua. As empresas vivem um flagelo”, avaliou

O ministro da economia contou que, há algumas décadas, costumava chamar o BNDES de “Recreio dos Bandeirantes”, em referência a uma área famosa da cidade do Rio de Janeiro. Isso porque, conforme Guedes, “os empresários paulistas ficavam no Rio, na praia, e tomavam dinheiro barato no BNDES”. “Essa mania de campeões nacionais é antiga.”

De acordo com o ministro da Economia, o novo presidente do BNDES vai desalavancar o banco de fomento e mandar recursos para a União.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?