metropoles.com

Guedes pede Mercosul flexível e diz que economia fechada é “armadilha”

Os planos do ministro da Economia esbarram numa queda de braço com a Argentina, que critica redução da TEC

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Paulo Guedes
1 de 1 Paulo Guedes - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu nesta terça-feira (8/6) a flexibilização do Mercosul e afirmou que o Brasil se prejudicou muito ao manter sua economia fechada por mais de 30 anos.

“Ficar fechado foi muito prejudicial para o Brasil nos últimos 30 anos. O Brasil está negociando menos com nossos parceiros hoje. Então foi uma armadilha. Foi uma armadilha”, disse. “Isso impediu o Brasil de se envolver em uma integração produtiva mais eficiente, de se integrar em cadeias globais”, completou o ministro.

Para resolver o problema, Guedes afirmou que está reduzindo cada vez mais as tarifas de importação e se aproximando do que chamou de “amigos” do Mercosul.

“Estamos reduzindo unilateralmente as tarifas de importação e também conversando com nossos amigos do Mercosul, porque queremos ter alguma flexibilidade e modernização no Mercosul”, explicou.

Argentina x Brasil

Os planos de Guedes esbarram numa queda de braço com a Argentina. Enquanto o governo brasileiro tenta reduzir a Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul e avançar com a agenda de abertura comercial, o país vizinho resiste.

O chefe da pasta econômica, no entanto, quer ir adiante em sua proposta de reduzir a TEC em 10% agora e em outros 10% no fim deste ano. A Argentina acena com essa primeira redução, mas declarou que só aceitaria falar na segunda alteração após 2023.

Uma reunião que estava agendada entre chanceleres e ministros de finanças do Mercosul para falar sobre o assunto foi desmarcada devido à  falta de consenso entre os países, o que tornou evidente o mal-estar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?