metropoles.com

Guedes para classe política: pedidos devem caber no orçamento público

“Temos espaço para atuar diretamente para Covid-19, para saúde ou para os impactos sociais trazidos pela pandemia”, diz ministro da Economia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Paulo Guedes
1 de 1 Paulo Guedes - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou, nesta terça-feira (30/3), os resultados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). A criação de 401.639 postos de trabalho com carteira assinada no mês de fevereiro foi uma informação alentadora para a equipe econômica.

No entanto, o ministro alertou que os bons resultados não significam que o governo pode relaxar em relação ao controle de gastos sob os efeitos da pandemia da Covid-19. E deixou um recado para a classe política.

De acordo com Guedes, a recuperação econômica do país depende diretamente da vacinação em massa e da fiscalização do orçamento público.

“Temos espaço para atuar diretamente para Covid-19, para saúde ou para os impactos sociais trazidos pela pandemia. Podemos auxiliar desde que definido quanto para cada gasto, sempre com limite definido, sempre dentro das regras do jogo. Esse é meu pedido para a política, para que esses pedidos caibam nos orçamentos públicos”, afirmou.

O ministro frisou que, em relação a medidas que envolvam a pandemia, os gastos não “têm de ficar estritamente dentro do teto”. “Temos que nos endereçar a esse problema, com responsabilidade fiscal, mas sabendo que a saúde vem em primeiro lugar. A vacinação em massa vem em primeiro lugar”, comentou.

O governo está repetindo o protocolo estabelecido no ano passado de controle da crise, segundo o chefe da pasta. Primeiro, foi liberado o auxílio emergencial após a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional Emergencial.

Depois, a equipe econômica antecipou o abono salarial e o benefício de aposentados e pensionistas e, nos últimos dias, foi feito um diferimento dos impostos simples, dos próximos três meses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?