metropoles.com

Guedes: pacote de socorro a estados é “irresponsabilidade fiscal”

Projeto de lei na Câmara estabelece que governo federal auxilie financeiramente estados e municípios durante pandemia do novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, classificou nesta segunda-feira (13/04) como “irresponsabilidade fiscal” o texto, a ser votado nesta tarde pela Câmara dos Deputados, do projeto que estabelece auxílio financeiro a estados e municípios durante a pandemia do novo coronavírus.

“Seria uma irresponsabilidade e um incentivo perverso dar um cheque em branco para governadores de estados mais ricos, pois não sabemos quanto tempo vai durar esta crise de saúde”, disse o ministro à emissora CNN.

Na manhã desta segunda, o relator da proposta, deputado Pedro Paulo (DEM-RJ), propôs nova versão do texto, estabelecendo que o governo federal cubra, por um período de seis meses, a queda nas arrecadações do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

A equipe econômica do governo defende o oposto. Para Guedes, da maneira como proposto, governadores e prefeitos devem tender a dar descontos de impostos ou a ter um descuido no que diz respeito à arrecadação, uma vez que a verba será repassada pelo governo federal.

Durante a entrevista, o ministro da Economia ainda disse que o texto é um “incentivo perverso” aos estados mais ricos, como São Paulo e Rio de Janeiro. Isso porque, segundo Guedes, não é possível calcular a duração da crise causada pela pandemia na saúde e na economia brasileira, nem por quanto tempo as medidas de restrição deverão ser mantidas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?