metropoles.com

Guedes: “Não aceito narrativa de que o Brasil não protegeu vidas” na pandemia

A declaração foi feita à CNN Internacional, após ser questionado se o governo brasileiro havia optado por preservar a economia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edu Andrade/Ascom/ME – 13/07/2021
P-Guedes
1 de 1 P-Guedes - Foto: Edu Andrade/Ascom/ME – 13/07/2021

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta terça-feira (12/10), que “não aceita a narrativa” de que o Brasil não protegeu vidas durante a pandemia da Covid-19. A declaração foi feita em inglês durante uma entrevista à CNN Internacional, após ser questionado se o governo brasileiro havia optado por preservar a economia em vez de vidas. Neste feriado, o país registra 601 mil vítimas do coronavírus.

Guedes também disse que o governo está “tirando muito lentamente as camadas de proteção” que foram implantadas durante a pandemia e que o país gastou “mais do que o dobro dos emergentes”. Segundo ele, o valor desembolsado pela gestão federal é 10% maior do que o gasto pelas nações desenvolvidas para preservar a saúde das pessoas.

“Gastamos mais salvando vidas que vocês [Estados Unidos]. Gastamos mais dinheiro salvando vidas que países desenvolvidos. 10% mais. E usamos o dobro de gastos para preservar vidas que a média dos países emergentes”, declarou.

“Há muito ruído político dizendo que tomamos a decisão errada. Tomamos a decisão certa. Alguma ajuda adicional é muito interessante e muito importante para continuar a proteger vidas”, disse.

Desde o início da pandemia no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se posicionou contra o lockdown e medidas restritivas para frear a disseminação da doença, além de criticar sucessivas vezes a vacinação em massa (o presidente ainda não se imunizou). Como argumento, Bolsonaro defendia que a economia não poderia ser “derretida”.

Apesar de ter tomado a vacina, o ministro Paulo Guedes nunca contrariou as frases negacionistas do mandatário do país.

Clima

Outra pauta da entrevista da CNN foram as mudanças climáticas. O tema se torna cada vez mais urgente para a comunidade internacional.

De acordo com Guedes, o governo federal apresentará na COP 26, reunião que será realizada no mês que vem na Escócia, medidas que somam US$ 2,5 bilhões para o combate ao problema. “O Brasil está totalmente envolvido no combate à mudança climática”, declarou.

Guedes ficará nos Estados Unidos até o dia 14 de outubro para participar da Reunião Anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, além de encontros com presidentes de bancos centrais do G-20.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?