Guedes: “Muita gente está revisando PIB de 2021 para mais de 4%”
Caso isso se realize, segundo o ministro Paulo Guedes, a relação entre dívida e Produto Interno Bruto pode cair a 85%
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na manhã desta quinta-feira (27/5), em evento com entidades da indústria, que as projeções para estimativas de crescimento estão sendo revistas e vão de 3,6% a 4,7%. Caso isso se realize, segundo o ministro, a relação entre dívida e Produto Interno Bruto pode cair a 85%.
Guedes também frisou que é preciso proteger as futuras gerações, lembrando que a dívida bruta hoje é de cerca de 100% do PIB.
As declarações foram feitas em evento promovido pela Coalizão Indústria. O ministro iniciou seu pronunciamento lamentando as perdas para a Covid-19 e citou o caso de seu amigo e economista Carlos Langon, que luta contra a doença a mais de quatro meses no hospital.
Na ocasião, Guedes avaliou que a indústria brasileira é resiliente, porque atravessou “décadas de massacre”, com aumento de tributos que dificultaram a produtividade.
“A fatia da indústria no PIB caiu de 35% para 11%, mas é possível chegar a 20% ou 25%”, afirmou. Isso, segundo ele, não deve acontecer em dois anos, mas será uma meta.