metropoles.com

Guedes minimiza revisão do número de empregados do Caged

Em janeiro, o Ministério da Economia divulgou a criação líquida de 142.690 empregos em 2020, mas o montante caiu para 75.883 após revisão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Ministro da Economia, Paulo Guedes
1 de 1 Ministro da Economia, Paulo Guedes - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta sexta-feira (5/11), que a revisão dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) gerou “muito barulho por causa de 50 mil empregos”. O chefe da pasta econômica reconheceu que o número é alto, mas defendeu a trajetória de recuperação do mercado de trabalho.

Após revisões mensais no sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o saldo de vagas com carteira assinada em 2020 caiu pela metade. A mudança nos números confirma o temor de que havia subnotificação de demissões no ano passado, quando a pandemia da Covid-19 chegou e logo se agravou.

“Houve muito barulho a respeito de um erro de 50 mil, o que é bastante, de empregos que foram, aparentemente, reportados equivocadamente no Caged”, afirmou o ministro durante participação na 3ª Conferência de Comércio Internacional e de Serviços do Mercosul, realizada no Rio de Janeiro.

Em janeiro, o Ministério da Economia divulgou a criação líquida de 142.690 empregos em 2020, mas o montante já caiu para 75.883 com os dados apresentados pelas empresas ao longo do ano. Guedes reforçou, contudo, que a revisão se deu por alteração de dados pelas empresas e não por erro do governo.

Ele também disse que, durante a pandemia, foram preservados 11 milhões de empregos e foi dado apoio a 60 milhões de pessoas mais vulneráveis.

“Não há mudança, do ponto de vista qualitativo, se ao invés de 3 milhões e 50 mil empregos, você cria 3 milhões de empregos, são 50 mil a menos”, enfatizou o ministro. O “erro” apontado por Guedes, porém, foi de 66,8 mil empregos a menos do que o governo havia anunciado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?