metropoles.com

Guedes ganha apelido de “Ronaldinho da economia” na Câmara

Ministro foi convocado para dar explicações sobre as empresas que mantém em paraíso fiscal. Na sessão, ele negou que a offshore é ilegal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Paulo guedes com a língua de fora
1 de 1 Paulo guedes com a língua de fora - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os deputados presentes na comissão da manhã desta terça-feira (23/11) na Câmara, convocada para que o ministro Paulo Guedes (Economia) dê explicações sobre as empresas mantidas em paraíso fiscal, deram um tom de jogo de futebol à sessão.

Chamado de “Posto Ipiranga” pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), enquanto o atual governo ainda estava em campanha, Guedes ganhou novos apelidos e foi pressionado pela oposição.

O deputado Sanderson (PSL-RS), por exemplo, disse que o ministro é o “Ronaldinho da economia do mundo”. “O papel da oposição é atacar, é jogar pedra”, afirmou.

Já Rogério Correia (PT-MG) comentou que Guedes usou suas contas no exterior para fugir da receita. “Agora o senhor foi pego com a boca na botija sonegando imposto”.

Fernanda Melchiona (PSol-RS) lembrou que a offshore tem recursos em moeda estrangeira, e que a desvalorização do real valoriza o investimento no Brasil. “Por favor, como é que não tem conflito de interesse? Mesmo que não fosse ilegal, e aqui obviamente é ilegal, seria indecente, imoral o senhor ser beneficiado pela política monetária que o senhor defende”, frisou.

Guedes negou que a offshore é ilegal e explicou a situação com o dólar. “A ideia de que estou especulando com o dólar subindo ou caindo não existe. Quem tem um pouco de dólar, na verdade, protegeu um pedaço dos seus recursos, mas não escapou da perda patrimonial”, afirmou.

Diante disso, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) defendeu o patrimônio de Guedes. “São 30 anos de sucesso na vida privada e isso incomoda muita gente. A maior acusação que eu ouvi aqui foi indicando que ao senhor é uma pessoa de sucesso”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?