metropoles.com

Guedes: é preciso livrar país da “armadilha” do sistema de repartição

O ministro da Economia do governo Bolsonaro apresentou a proposta da reforma da Previdência aos governadores nesta quarta-feira (20/2)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Paulo Guedes – ministro da Economia
1 de 1 Paulo Guedes – ministro da Economia - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Durante a apresentação do texto da reforma da Previdência aos governadores nesta quarta-feira (20/2), o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ser preciso libertar o país da armadilha que é o sistema de repartição – no qual todos os trabalhadores contribuem para a aposentadoria de forma solidária. A informação é do jornal O Globo.

No fim da reunião, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), disse que os governadores defenderam que o regime de capitalização – onde cada trabalhador contribui para a própria aposentadoria – não seja colocado agora em apreciação no Congresso Nacional. De acordo com o político, a ideia é não atrapalhar a tramitação e a negociação da reforma da Previdência.

“A capitalização é um assunto posterior, não é um assunto que está colocado agora. Inclusive nós pedimos, fizemos uma reflexão com a equipe do governo, para que não misture os dois temas, a nova Previdência. A mudança do sistema pode ficar para depois, para não atrapalhar o debate”, considerou Casagrande.

Segundo ele, os governadores colocaram para o ministro temas de interesses dos estados como, por exemplo, compensações para os servidores estaduais que contribuíram para o regime geral da Previdência.

Já Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, considerou ser preciso observar a transição para o sistema de capitalização. Para ele, isso deve ser complexo. “Parece ser o melhor regime. A questão a ser resolvida é o processo de transição nos fundos, porque até que se tenha a capitalização, o recurso de quem contribuir com a capitalização estaria sustentando quem não foi capitalizado”, comentou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?