metropoles.com

Guedes diz que teto de imposto é bem-vindo: “Sou liberal”

O ministro esclareceu, ainda, que a PEC dos combustíveis deve ser autorizativa. Ou seja, os estados vão optar se querem reduzir o tributo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Guilherme Kardel/Ascom CBIC
Paulo Guedes
1 de 1 Paulo Guedes - Foto: Guilherme Kardel/Ascom CBIC

Na esteira da discussão sobre a criação de uma PEC dos Combustíveis, que reduza impostos incidentes sobre o óleo diesel, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o debate é político e deve se limitar à caneta do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Ele alegou, no entanto, que a criação de um “teto de impostos é muito bem-vindo”.

A declaração ocorreu nesta terça-feira (1º/2), durante uma conferência do banco suíço Credit Suisse. Na ocasião, Guedes esclareceu que a PEC dos combustíveis deve ser autorizativa. Ou seja, os estados vão optar se querem, ou não, reduzir o ICMS sobre o composto, por exemplo.

“Se houver iniciativa do Congresso, se quiserem achar que tem q limitar a incidência do ICMS, transformar para um imposto de valor fixo, e limitar em vez de ser 34%, que seja 25%/20%, é um problema político, eu não penso nisso”, avaliou.

“Agora, que é muito bem-vindo ao invés de pensar só em teto de gasto, pensar em teto de imposto, eu gosto da ideia. Sou liberal. Vou inclusive citar um princípio liberal: os impostos têm que ter limites, população não pode ser abusivamente explorada como é no Brasil”, acrescentou.

Na noite dessa segunda-feira (31/1), Guedes e Lira se reuniram em um compromisso fora da agenda oficial no Ministério da Economia para discutir a pauta. Após a conversa, o presidente do Congresso Nacional revelou que a PEC dos Combustíveis deve focar apenas em óleo diesel.

“Nessa questão do combustível, vim me inteirar do que se tem e está afastada a possibilidade do fundo e na questão da gasolina e do álcool aparentemente também”, afirmou.

Medidas sobre o gás devem ser estudadas posteriormente. “Um ano eleitoral é sempre mais nervoso, mas vamos manter a temperatura baixa, discutindo as coisas e conversando”, disse o deputado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?