metropoles.com

Guedes diz que governo acabou com “privilégios” das aposentadorias

Declaração do ministro da Economia ocorreu durante participação no Fórum Invest in Brazil, em Dubai

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Paulo Guedes
1 de 1 Paulo Guedes - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta segunda-feira (15/11), que o governo federal acabou com os “privilégios da Previdência Social”. A fala ocorreu durante participação dele no Fórum Invest in Brazil, em Dubai, nos Emirados Árabes.

O chefe da pasta defendeu que o país está retomando a abertura econômica e que pretende alcançar arrecadação de meio trilhão de dólares apenas em comércio neste ano.

“O Brasil prossegue com as reformas, o Banco Central independente, gatilhos fiscais, marco regulatório do gás natural, do petróleo, das ferrovias. Seguimos fazendo a transformação e esperamos que os senhores participem dessa mudança”, assinalou Guedes.

O ministro ainda aproveitou para alfinetar governos anteriores, ao dizer que o Brasil estava “afundado em armadilha de excesso de intervenção estatal”.

Ainda durante sua fala no evento, o titular da pasta disse que o país apresenta um crescimento “acima da média mundial”. Segundo ele, o triunfo teria sido alcançado “graças a uma orientação do nosso presidente de não deixar nenhum brasileiro para trás durante a pandemia”. “Não faltou dinheiro para saúde, mas, ao mesmo tempo, prosseguimos com as reformas estruturantes”, declarou o gestor federal.

Guedes rechaçou as previsões pessimistas de economistas e instituições financeiras. “A economia era um paraíso dos rentistas, e o inferno dos empreendedores. Agora o Brasil está virando um paraíso para os empreendedores. Os juros estão mais baixos, a economia está crescendo mais rápido, e o eixo de crescimento vai ser o setor privado”, afirmou.

Ao repetir que deseja atrair os “petrodólares” para o Brasil, o ministro da Economia estima que o país terá crescimento econômico acima dos 5,5% neste ano. “São sócios ideais para os recursos naturais que temos no Brasil. Precisamos dessa parceria no Brasil. Seremos sócios na criação e na reciclagem desses recursos”, completou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?