metropoles.com

Guedes diz que faltará dinheiro para expandir vacinação se pagar precatórios

A declaração ocorre dois dias após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciar que o país começará aplicar a 3ª dose do imunizante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Globo
Paulo Guedes recebe vacina contra Covid-19
1 de 1 Paulo Guedes recebe vacina contra Covid-19 - Foto: Reprodução/TV Globo

Depois de anunciar que a crise dos precatórios poderia impedir o aumento do Bolsa Família e o pagamento do salário de servidores públicos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta quinta-feira (26/8), que o pagamento integral das dívidas provocaria a falta de recursos para expandir a vacinação contra a Covid-19.

Os precatórios são dívidas da União não passíveis de recursos. Ao todo, o montante previsto para pagamento em 2022 é de R$ 90 bilhões. De acordo com o ministro, esse custo será um “meteoro” para as contas públicas, se honrado. Por isso, o governo propõe parcelar o pagamento em vários anos, o que é criticado por especialistas.

Nesta manhã, durante a Comissão Temporária de acompanhamento da pandemia da Covid-19, Guedes voltou a alertar sobre os riscos do pagamento das despesas. “Se entrarem precatórios, por exemplo, não há dinheiro para expandir as vacinas”, afirmou.

A declaração ocorre dois dias após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciar que o país começará a aplicar, a partir de setembro, a 3ª dose do imunizante à idosos com mais de 70 anos e pessoas imunossuprimidas (transplantadas recentemente, com câncer, queimaduras graves, etc).

Pelos cálculos da pasta, até 15 de setembro, toda a população maior de 18 anos já terá sido vacinada com pelo menos a primeira dose da vacina. O imunizante escolhido para o reforço é a Pfizer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?