metropoles.com

Guedes diz que crise institucional deve prejudicar a economia

O ministro da Economia também chamou atenção para o fato de que a inflação está no pior momento do ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Paulo Guedes
1 de 1 Paulo Guedes - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu, nesta sexta-feira (10/9), que a tensão institucional criada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no feriado da Independência pode prejudicar a economia do país. O titular da pasta federal também chamou atenção para o fato de que a inflação está no pior momento do ano.

“Todo esse barulho sobre instituições e democracia pode afetar nossa bem posicionada economia, no sentido de que estamos prontos para avançar novamente? Minha resposta é que isso pode produzir muito barulho e desacelerar o crescimento, mas não mudar a direção [da política econômica]. Estamos na direção correta”, afirmou Guedes em conversa com investidores durante evento do banco Credit Suisse.

A declaração foi feita após questionamentos sobre o comportamento de Bolsonaro no 7 de Setembro. A postura do mandatário da República gerou imediato derretimento dos agentes domésticos – queda da bolsa de valores, disparada do dólar e elevação dos juros. Outra consequência foi a interrupção da negociação com o STF para ajustar o pagamento de R$ 89,1 bilhões em precatórios previstos para 2022, dívidas reconhecidas pela União. Guedes também comentou o assunto.

“Quando o meteoro veio, nós precisávamos de um tratamento especial. Eu pedi imediatamente ajuda ao STF. Eles estavam nos ajudando quando esse barulho veio, e agora estamos de volta ao mesmo lugar de antes”, afirmou.

O ministro disse que vai voltar a dialogar com o Congresso e com o STF na semana que vem. “Nós vamos falar com o STF e o Congresso na segunda-feira e imediatamente depois disso está a reforma tributária”, sinalizou.

A sabatina com os investidores ocorre diante de um momento em que a inflação disparou. Nesta semana, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi anunciado e mostrou uma quebra de recorde de 21 anos para meses de agosto, ao chegar a 9,86% no acumulado de 12 meses.

“A sombra da escalda de inflação está sobre nós neste momento. Acho que estamos no pior momento da inflação. Acho que vai começar a desacelerar gradualmente e encerrar o ano em volta de 8%. Entre 7,5% e 8%”, concluiu o ministro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?