metropoles.com

Guedes diz que alíquota do IRPJ pode cair 5% já em 2022

“Estamos recalibrando os nossos cálculos, para ver se isso já é possível agora”, afirmou o ministro da Economia

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Paulo Guedes
1 de 1 Paulo Guedes - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta terça-feira (29/6), que sua equipe estuda uma nova redução para o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). A alíquota pode cair 5% de uma vez, em vez de ser dividida em dois anos, com queda de 2,5% em 2022 e mais 2,5% em 2023.

Na semana passada, o governo propôs reduzir a alíquota do IRPJ de 25% para 20% em dois anos, a um ritmo anual de 2,5 p.p.. A proposta diminui a alíquota geral de 15% para 12,5% em 2022 e depois para 10% a partir de 2023.

Nesta manhã, o ministro disse que isso “aparentemente foi pouco, pela força da economia”. “Temos que passar de 2,5% para 5,0%, imediatamente, uma redução de 5%. Estamos recalibrando os nossos cálculos, para ver se isso já é possível agora”, afirmou.

Guedes declarou que essa alteração ocorreria a partir do ano que vem, caso a reforma tributária seja aprovada pelo Congresso.

“A arrecadação confirma o momento favorável da economia brasileira. Temos que transformar esse aumento de arrecadação em uma recalibragem das nossas doses, mantendo a direção destes três sinais: redução de imposto para empresa, [tributação do] pagamento de dividendos – pela primeira vez em 25 anos os rendimentos de capital estão sendo tributados – e terceiro a desoneração de uma massa de 15, 16 milhões de brasileiros assalariados de
baixa renda”, declarou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?