metropoles.com

Guedes defende controle de aumento salarial do funcionalismo público

“Não é razoável, além dos aumentos naturais, servidores ainda receberem mais quinquênio e outros aumentos”, afirmou o ministro da Economia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EDU ANDRADE/Ascom/ME
Paulo Guedes, ministro da Economia
1 de 1 Paulo Guedes, ministro da Economia - Foto: EDU ANDRADE/Ascom/ME

O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou nesta terça-feira (11/5), na Comissão de Constituição e Justiça de Cidadania (CCJ), na Câmara dos Deputados, os aumentos de salário para servidores públicos.  A CCJ tinha como objetivo o debate da Reforma Administrativa discutida na Câmara (PEC 32/2019).

Na ocasião, o ministro disse que a “palavra chave” da reforma é a qualidade dos serviços públicos, o que, em seu diagnóstico, significa a quebra da estabilidade dos trabalhadores e o controle das remunerações.

“Não é razoável, além dos aumentos naturais, servidores ainda receberem mais quinquênio (abono pecuniário incorporado ao salário do funcionalismo público por cada cinco anos de serviço efetivamente prestado) e outros aumentos”, afirmou Guedes.

Ainda em seu discurso, o ministro comparou servidores à militantes. “Poderíamos, assim como outros governos, estar abrindo concursos públicos, colocando gente para dentro, para aparelhar o Estado e termos bastante militantes trabalhando para nós no futuro. Não estamos pensando assim, estamos pensando nas gerações futuras”, argumentou.

Reforma 

O ministro afirma que a reforma “é bastante moderada e foi fruto de uma conversa nesses dois anos de governo. Nós calibramos e moderamos bastante exatamente conversando com deputados, trocando ideias, tecendo críticas”.

Na defesa da proposta, ele disse que o país foi construído a partir da força das estatais e que é hora de fazer a transição do estado autoritário para o estado servidor. “Que história é esse de tirar carteirinha e falar: eu que mando, olha aqui, meu salário é maior. Nós somos servidores!”, exemplificou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?