Greve dos caminhoneiros custará R$ 15 bilhões para a economia do país
Estimativas são do Ministério da Fazenda. Segundo a pasta, previsão de 2,5% de crescimento do PIB para 2018 poderá ser revista
atualizado
Compartilhar notícia
Os dez dias de greve dos caminhoneiros custarão R$ 15 bilhões para a economia, o equivalente a 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB — soma das riquezas produzidas no país), informou nessa terça-feira (12/6) o Ministério da Fazenda. O ministro Eduardo Guardia repassou a estimativa na segunda-feira (11) em reunião com investidores em São Paulo.
Por causa da paralisação, a previsão oficial de 2,5% de crescimento do PIB para 2018 poderá ser revista para índices mais baixos. O número só será divulgado no fim de julho.
O ministro não informou o impacto da greve dos caminhoneiros sobre a inflação, por causa da escassez de alimentos e da alta temporária do preço dos combustíveis provocadas pela paralisação. Segundo o boletim Focus, a previsão das instituições financeiras para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,65% para 3,82% em 2018. As projeções do Ministério da Fazenda para a inflação também serão divulgadas no fim de julho.