metropoles.com

Greve dos caminhoneiros afetou consumo de energia do país, diz ONS

No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, onde a ficam maior parte das indústria brasileira, a paralisação afetou fortemente o consumo de energia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL TEIXEIRA/ESTADAO
USINA SOLAR DE BOM JESUS DA LAPA-BA
1 de 1 USINA SOLAR DE BOM JESUS DA LAPA-BA - Foto: DANIEL TEIXEIRA/ESTADAO

A carga de energia do Sistema Interligado Nacional (ONS) subiu 0,1% em maio, comparado a maio de 2017, mas registrou queda de 5,1% se comparado ao mês anterior, afetada pela greve dos caminhoneiros. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (15/6) pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). A região mais afetada foi a Sul, com queda da ordem de 9,2% no consumo de energia elétrica em maio contra abril, de acordo com o comunicado.

“Segundo a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), a greve dos caminhoneiros e a crise cambial da Argentina, principal destino de produtos manufaturados do estado, afetaram fortemente as exportações gaúchas em maio”, diz o texto do ONS. A entidade destaca que o valor embarcado pela indústria de transformação (US$ 940 milhões) foi 10,6% menor no mês, em comparação ao mesmo período de 2017.

No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, onde se concentra a maior parte das indústria do país, a greve de caminhoneiros também afetou fortemente o consumo de energia. Em relação a abril, a queda da carga despachada pelo ONS em maio recuou 5,7%, mas subiu 1% na comparação anual.

O Nordeste registrou alta nas duas comparações, de 1,3% frente a maio 2017 e de 0,3% contra abril de 2018. “O comportamento da carga do subsistema Nordeste é explicado, principalmente, pela ocorrência de chuvas acompanhadas de temperaturas médias inferiores às verificadas em maio/17”, explicou o operador.

Já o subsistema Norte teve queda de consumo de 7,9% em um ano e de 3,1% em relação a abril de 2018. “A taxa de crescimento do mês de maio pode ser explicada, principalmente, pela redução da carga de um consumidor livre da rede básica a partir de meados do mês”, informou.

O operador observa que o comportamento da carga do Sistema Interligado Nacional (SIN), que vinha apresentando sinais de crescimento em decorrência da retomada da economia, teve seu desempenho impactado pelo cenário do mercado externo e pelas incertezas econômicas e políticas.

“Além disso, os efeitos na economia, relativos à greve dos caminhoneiros nas últimas duas semanas de maio, também influenciaram o desempenho da carga no mês”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?