metropoles.com

Governo vê PIB menor para 2021 e aumenta previsão de inflação

A previsão para o ano corrente caiu de 5,3% para 5,1%. De forma semelhante, houve alteração para o próximo ano, de 2,5% para 2,1%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Dinheiro, Economia, Bolsa de Valores, Real, aumento, Baixa, money, gráficos – PIB
1 de 1 Dinheiro, Economia, Bolsa de Valores, Real, aumento, Baixa, money, gráficos – PIB - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governo Federal revisou levemente para baixo a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) para 2021 e 2022. A informação foi divulgada por meio do Boletim Macrofiscal do Ministério da Economia, nesta quarta-feira (17/11). A previsão para o ano corrente caiu de 5,3% para 5,1%. De forma semelhante, houve alteração para o próximo ano, diminuindo a expansão do PIB de 2,5% para 2,1%.

De acordo com o relatório, diversos fatores têm afetado a economia local, destacando-se a redução de produção da indústria devido à falta de insumos — problema que tem afetado o mundo inteiro. “Ademais, semelhante ao Brasil, na China e em alguns países Europeus, há problemas na oferta da matriz energética, com forte elevação dos preços na Europa e racionamento na China”, afirmou a pasta.

O principal fator interno para redução das estimativas, no entanto, é a “deterioração das condições financeiras locais”. Observou-se, nos últimos meses, uma elevação mais intensa da curva de juros, que diminui o poder de compra dos brasileiros. A taxa de câmbio também depreciou, com valor próximo a US$ 5,70, o que puxou a inflação para altos níveis.

O boletim também apontou a projeção de crescimento do PIB para o terceiro trimestre de 2021. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, o Ministério da Economia espera uma alta de 4,8%, em razão do retorno ao trabalho à medida que a vacinação em massa contra a Covid-19 avança no país.

Inflação

A projeção da taxa de inflação, medida por meio da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para 2021 é de 9,7%. O porcentual representa aumento em relação ao projetado no último Boletim Macrofiscal (setembro/2021), no qual a estimativa era de 7,9%.

A previsão atual encontra-se acima da meta de inflação de 3,75% e do limite superior do intervalo de tolerância (5,25%) para o ano de 2021.

No ano, o IPCA já acumula alta de 8,24% e, em 12 meses, o índice total tem alta de 10,67%. O grupo Alimentação e bebidas, após alta de 14% em agosto, no acumulado em 12 meses, mostrou desaceleração desde então, chegando a 11,7% em outubro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?