metropoles.com

Governo reduz projeção do PIB de 2,4% para 2,1% em 2020

Previsão ficou acima do esperado quando comparada ao crescimento da economia estimado pelo mercado financeiro, conforme dados do BC

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O governo federal reduziu a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2020 de 2,4% para 2,1%, informou nesta quarta-feira (11/03) a Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Economia.

Apesar da redução de 0,3 ponto percentual, a previsão do governo é mais otimista quando comparado ao mercado financeiro. Nessa segunda-feira (09/03), o Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central (BC), reduziu a estimativa do crescimento da economia para 1,99% neste ano.

A secretaria atribui o corte na previsão do PIB ao impacto causado pelo avanço rápido do novo coronavírus.

No mercado brasileiro, o efeito do coronavírus atinge sobretudo as exportações e o preço de commodities. “A menor demanda global tende a pressionar para baixo os preços em dólar de commodities”, explicou a SPE, de acordo com o Boletim Macrofiscal divulgado.

Apesar da sequência negativa, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou na última quarta-feira (04/03) confiar que o PIB cresça mais de 2% neste ano. “À medida que as reformas vão acontecendo, e elas vão ser implementadas, o Brasil vai acelerando”, disse Paulo Guedes, ao explicar o tímido PIB de 1,1% no ano passado.

Para os anos de 2021 a 2023, as estimativas do crescimento da economia mantiveram-se inalteras. No período, a pasta espera que o PIB cresça 2,5% ao ano. Veja a íntegra do documento aqui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?