metropoles.com

Governo recua sobre extinção e agora fala em limite de deduções do IR

Segundo o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, a ideia é estabelecer um teto “sob a condicionante de não reduzir a arrecadação”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Frazão/Agência Brasil
MARCOS CINTRA
1 de 1 MARCOS CINTRA - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Após o governo anunciar um possível fim das deduções de despesas médicas e de educação no cálculo do imposto de renda das pessoas físicas, o secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, retificou a iniciativa e disse, nesta segunda-feira (12/08/2019), que elas não acabarão, mas terão um teto. A informação é do portal G1.

“Estamos querendo estabelecer um teto e restringir essa dedução”, disse Cintra durante participação em evento em São Paulo. Ele afirmou ainda que esse limite estará “sob a condicionante de não reduzir a arrecadação”.

O argumento do governo é de que o desconto dessas despesas na base de cálculo do imposto favorece os mais ricos, já que os pobres recorrem ao Sistema Único de Saúde (SUS) e não a consultórios particulares – e não recebem reembolso por isso. A intenção seria cortar a possibilidade das deduções e diminuir as alíquotas de todas as faixas do IR.

Projeções
Pelas simulações feitas pelo Ministério da Economia, um corte de 8% de cada uma das alíquotas atuais (7,5%, 15%, 22,5%, 27,5%) implicaria uma renúncia de R$ 14,6 bilhões. O gasto tributário (subsídio) com as deduções, em 2017, foi maior, chegando a R$ 15,1 bilhões — o equivalente a 32,8% do total de subsídios em saúde e 8,9% da arrecadação do IRPF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?