metropoles.com

Governo prevê aumento da inflação para 4,4% em 2021

A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto manteve-se em 3,2%, porém a expectativa da carestia não é mais de de 3,75%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vitória (ES) - Supermercados lotados e com filas nos caixas e na entrada funcionam em horário reduzido. (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
1 de 1 Vitória (ES) - Supermercados lotados e com filas nos caixas e na entrada funcionam em horário reduzido. (Tânia Rêgo/Agência Brasil) - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ministério da Economia informou nesta quarta-feira (17/3)  que a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) manteve-se em 3,2%. A pasta também apresentou que a expectativa de inflação subiu para 4,4%. A porcentagem é acima da meta prevista de 3,75%. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Política Econômica, por meio do Boletim Macrofiscal.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos numa determinada região, durante um certo período. Com as políticas de lockdown instituídas para conter o avanço da Covid-19 no país, esse indicador foi afetado.

“As incertezas são elevadas com os desafios de enfrentamento à pandemia, mas deve-se considerar os indicadores no primeiro bimestre que apontam continuidade da recuperação da atividade econômica”, disse o Ministério da Economia, em nota.

Em 2020, o país registrou o maior tombo anual da série iniciada em 1996, com um recuo de 4,1%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste cenário, a inflação ainda vai aumentar. Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a projeção foi elevada de 3,23% para 4,4% em 2021.

“O principal responsável pela elevação da projeção foi o preço dos alimentos. Todavia, as expectativas a partir de 2022 apontam convergência da inflação para o centro da meta”, afirmou o comunicado.

Reformas

A solução, de acordo com a pasta, é implementar as reformas administrativa e tributária. Essa agenda avançou nos últimos dois anos, segundo o ministério. Outra pauta defendida para a retomada econômica é a vacinação em massa

“Dessa forma, a vacinação em massa vai garantir o retorno mais rápido do mercado de trabalho via redução das medidas restritivas de combate à pandemia; a consolidação fiscal vai manter um ambiente econômico propício ao investimento privado, à estabilidade da inflação e ao risco-país menor; e reformas pró-mercado vão dinamizar o crescimento de longo prazo da economia brasileira”, concluiu o ministério.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?