metropoles.com

Governo planeja período de testes de 6 meses a um ano para “nova CPMF”

Ideia é calibrar a capacidade de arrecadação do novo tributo para substituir, aos poucos, a contribuição sobre folha de pagamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Dinheiro, Economia, Bolsa de Valores, Real, aumento, Baixa, money, gráficos
1 de 1 Dinheiro, Economia, Bolsa de Valores, Real, aumento, Baixa, money, gráficos - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O novo imposto nos tipos da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) que a equipe econômica planeja criar deve ter um período de testes de seis meses a um ano, em que vigorará com alíquota reduzida. A ideia é calibrar a capacidade de arrecadação do novo tributo para substituir, aos poucos, a contribuição sobre folha de pagamento, que financia a reforma da Previdência. As informações são do jornal O Globo.

O novo tributo começaria com uma alíquota de aproximadamente 0,2%. Nesse patamar, seria possível reduzir a alíquota do imposto sobre salários — recolhido por empregadores — de 20% para até 13%. A CPMF subiria gradativamente, até que sua arrecadação se torne suficiente para cobrir a desoneração total da folha. Nesse ponto, também seriam substituídos ao menos outros dois tributos: o IOF e a CSLL.

A alíquota inicial ainda não foi definida, segundo disse uma fonte ao jornal. Também não há ainda informações sobre quando terminaria o período de transição até a desoneração completa da folha de pagamentos.

A criação de uma nova CPMF enfrenta resistência de parlamentares e até mesmo do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). O chamado “imposto do cheque” vigorou entre 1997 e 2007 e se tornou impopular, principalmente por ter aumentado a carga tributária. Além disso, especialistas afirmam que o tributo geraria distorções por ser cumulativo: ou seja, seria cobrado em todas as etapas da cadeia de produção.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?