metropoles.com

Governo nega fracasso, mas deve mudar regra de leilões do pré-sal

Arrecadação do megaleilão ficou 35% abaixo do previsto depois que duas das quatro áreas não tiveram interessados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Petrobras/Agencia Brasil
imagem colorida exploração de petróleo - metrópoles
1 de 1 imagem colorida exploração de petróleo - metrópoles - Foto: Petrobras/Agencia Brasil

Autoridades do governo garantem que o megaleilão do pré-sal, na manhã desta quarta-feira (06/11/2019), foi um sucesso, apesar de duas das quatro áreas ofertadas não terem recebido propostas e de a arrecadação ter ficado 35% abaixo do previsto. Apesar do discurso, o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, admitiu que o fato de grandes empresas do ramo não terem participado da concorrência (que teve como grande vencedora a estatal Petrobras) preocupa e deve levar a mudanças nas regras para leilões futuros.

“Vamos avaliar porque as grandes não vieram. Ainda temos um novo leilão amanhã [quinta, 07/11/2019], que não é de excedente, e vamos aguardar para ver qual vai ser a participação. Depois, talvez a gente possa rever a metodologia e outros parâmetros para os próximos leilões”, disse Bento Albuquerque em entrevista coletiva após o fim do leilão.

O ministro disse ainda que é possível que as áreas que não tiveram propostas sejam ofertadas novamente em leilões no ano que vem. Das quatro áreas de pré-sal da Bacia de Santos que o governo tentou leiloar, só duas foram arrematadas: Búzios e Itapu. Faltaram Atapu e Sépia, que não receberam propostas válidas.

Além do desinteresse de grandes empresas e de dois campos ficarem sem propostas, causou frustração no mercado ainda o fato de a Petrobras ter sido a grande e quase única vencedora da concorrência.

O campo de Búzios, considerado o maior e mais importante, só teve oferta do consórcio Petrobras com as chinesas CNODC e CNOCC, e com a estatal brasileira levando 90% do negócio. Já o campo de Itapu ficou 100% com a Petrobras, única empresa a apresentar proposta.

Dólar sobe
Após o leilão, o dólar começou a registrar alta em relação ao real. Às 13h, a moeda norte-americana estava cotada a R$ 4,05, uma alta de 1,51%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?