metropoles.com

Governo mantém previsão de alta do PIB em 0,5%

A projeção consta do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, lançado a cada dois meses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
dinheiro grafico – Um real 1 – Moeda – Economia – Inflação – Queda – Bolsa de Valores
1 de 1 dinheiro grafico – Um real 1 – Moeda – Economia – Inflação – Queda – Bolsa de Valores - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governo federal manteve em 0,5% a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no país. A prognóstico consta do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, lançado a cada dois meses. A previsão do mercado é de que o crescimento fique em 0,34%. Em 2016, o PIB teve queda de 3,6%.

O relatório apresenta os parâmetros oficiais da economia e as previsões de arrecadação, de gastos e de cortes no Orçamento. Com base no documento, o governo edita um decreto de programação orçamentária, com novos limites de gastos para cada ministério ou órgão federal.

Maio
Após avançar 0,15% em abril deste ano (dado já revisado), a economia brasileira registrou recuo no mês seguinte. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) — criado para tentar antecipar o resultado do PIB, que é divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — de maio teve baixa de 0,51%, com ajuste sazonal.

O índice de atividade calculado pelo BC passou de 134,46 para 133,77 pontos na série dessazonalizada de abril para maio. Este é o menor patamar para o IBC-Br com ajuste desde janeiro (133,08 pontos). Além disso, o resultado do índice é o primeiro já com potencial influência da crise política, deflagrada em meados de maio.

No acumulado de 2017 até maio, o recuo é de 0,05% pela série sem ajustes sazonais. Também pela série observada, é possível identificar um recuo de 2,23% nos 12 meses encerrados em maio.

Na comparação entre os meses de maio de 2016 e maio de 2017, houve alta de 1,4% também na série sem ajustes sazonais. A série observada encerrou com o IBC-Br em 134,97 pontos em maio, ante 132,95 pontos de abril deste ano e 133,1 pontos de maio de 2016.

O patamar de 134,97 pontos, no entanto, é o melhor para o mês de maio desde 2015 (140 pontos). (Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?