metropoles.com

Governo Lula mantém pagamento do Auxílio Gás; confira calendário

Benefícios voltarão a ser pagos no dia 13 fevereiro, de forma bimestral, e corresponderão a 100% do valor médio do botijão de 13 kg

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
gás de cozinha
1 de 1 gás de cozinha - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o programa Auxílio Gás continuará durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O benefício voltará a ser pago no dia 13 de fevereiro, de forma bimestral, o será o equivalente a 100% do valor médio do botijão de 13 kg.

Conforme o planejamento da pasta de Desenvolvimento Social, o primeiro grupo a receber é formado por pessoas que têm o Número de Identificação Social (NIS) com final 1. As transferências serão realizadas por meio da conta da Caixa dos titulares e seguirão o calendário do Bolsa Família.

O vale-gás foi criado no fim de 2021, durante a gestão de Jair Bolsonaro, para atender as famílias de baixa renda. Entretanto, o programa teve que receber um incremento, devido à crise dos combustíveis que encareceu os preços os botijões para as famílias; por isso, em agosto de 2022, o valor passou a cobrir 100% do preço do botijão. A cobertura durou até dezembro.

Quem poderá receber:

  • Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional (R$ 651);
  • Famílias que tenham, entre os residentes no mesmo domicílio, quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da assistência social; e
  • Famílias que comprovem incapacidade de prover o próprio sustento.

Além disso, o auxílio também será concedido para mulheres vítimas de violência doméstica ou sob monitoramento de medidas protetivas.

Mais cedo, o Metrópoles publicou que seria o valor de 50%, mas o MDS entrou em contato e afirmou que será pago 100% do botijão.

Confira o calendário:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?