Governo libera R$ 1,2 bilhão para agricultores atingidos pela seca
A medida provisória irá atender municípios de SC, RS, PR e MS que tiveram perdas na safra de 2021/2022
atualizado
Compartilhar notícia
Em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), publicada nessa quarta-feira (30/3), o governo federal liberou R$ 1,2 bilhão para o programa Agropecuária Sustentável. A Medida Provisória 1.111/2022 tem como objetivo compensar perdas de agricultores nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, prejudicados pela seca na safra de 2021/2022.
O crédito irá compensar pequenos produtores rurais de municípios que decretaram emergência ou estado de calamidade em decorrência dos baixos níveis de chuva, inferiores à média histórica, no ano passado.
“Como resultado, houve perdas nas safras e os agricultores sofreram impacto na renda e comprometimento de sua capacidade de pagamento. O crédito visa mitigar essa situação”, afirma o Ministério da Economia.
O Poder Executivo irá conceder descontos de até 58,5% nas parcelas de financiamentos com vencimento a partir de 1º de janeiro de 2022 até 30 de junho de 2022 para agricultores que fazem parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).