metropoles.com

Governo garante ter saído do “fundo do poço” com alta do PIB

Documento da Secretaria de Políticas Econômicas (SPE) aponta que o crescimento da economia deve perdurar em 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Paulo Guedes
1 de 1 Paulo Guedes - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério da Economia avaliou que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do 3º trimestre, que teve alta de 0,6%, revela um aquecimento da economia brasileira e que o país, finalmente, saiu do “fundo do poço”.

“A desaceleração da atividade econômica ficou para trás e a economia já está crescendo com maior vigor”, destacou a nota técnica da Secretaria de Políticas Econômicas (SPE).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou, nesta terça-feira (03/12/2019), que o PIB do 3º trimestre cresceu 0,6% em comparação com o 2º. Em relação a igual período de 2018, o crescimento foi de 1,2%.

De acordo com o documento da SPE, a melhora nas expectativas de consumidores e empresários é fruto de ações de austeridade fiscal e medidas estruturais que corrigem a má alocação de recursos, como a alteração na forma de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

“Os efeitos dessas medidas se propagarão para 2020 e o PIB do setor privado continuará acelerando, confirmando um crescimento substancialmente superior ao observado nos últimos anos”, complementou a nota. 

A pasta ainda cita como fator crucial o “encaminhamento de reformas estruturais, em especial com a aprovação da Nova Previdência”. 

Esse conjunto de medidas, segundo a análise, foi preponderante para que os indicadores econômicos superassem o pior momento, em agosto deste ano. “Ou seja, a economia brasileira saiu do ‘fundo do poço’, com inflação sob controle e juros baixos”, explica a nota.

Veja a íntegra do documento:

Resultados PIB 3T by Tácio Lorran on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?