Governo garante ter saído do “fundo do poço” com alta do PIB
Documento da Secretaria de Políticas Econômicas (SPE) aponta que o crescimento da economia deve perdurar em 2020
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Economia avaliou que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do 3º trimestre, que teve alta de 0,6%, revela um aquecimento da economia brasileira e que o país, finalmente, saiu do “fundo do poço”.
“A desaceleração da atividade econômica ficou para trás e a economia já está crescendo com maior vigor”, destacou a nota técnica da Secretaria de Políticas Econômicas (SPE).
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou, nesta terça-feira (03/12/2019), que o PIB do 3º trimestre cresceu 0,6% em comparação com o 2º. Em relação a igual período de 2018, o crescimento foi de 1,2%.
De acordo com o documento da SPE, a melhora nas expectativas de consumidores e empresários é fruto de ações de austeridade fiscal e medidas estruturais que corrigem a má alocação de recursos, como a alteração na forma de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
“Os efeitos dessas medidas se propagarão para 2020 e o PIB do setor privado continuará acelerando, confirmando um crescimento substancialmente superior ao observado nos últimos anos”, complementou a nota.
A pasta ainda cita como fator crucial o “encaminhamento de reformas estruturais, em especial com a aprovação da Nova Previdência”.
Esse conjunto de medidas, segundo a análise, foi preponderante para que os indicadores econômicos superassem o pior momento, em agosto deste ano. “Ou seja, a economia brasileira saiu do ‘fundo do poço’, com inflação sob controle e juros baixos”, explica a nota.
Veja a íntegra do documento:
Resultados PIB 3T by Tácio Lorran on Scribd