metropoles.com

Governo finaliza projeto de autonomia do Banco Central

O texto deixa de lado a ideia de dar ao BC “mandato duplo”: controlar a inflação e o crescimento ou geração de empregos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Banco Central
1 de 1 Banco Central - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O governo prepara o projeto de lei para regular a autonomia do Banco Central, o documento prevê mandato de quatro anos para o presidente e de cinco anos para os diretores. O Estadão/Broadcast teve acesso exclusivo à minuta da proposta, que foi entregue nessa quarta-feira (25/4) pela autarquia à Casa Civil. A expectativa é de que seja encaminhada em breve ao Congresso.

O texto deixa de lado a ideia de dar ao BC “mandato duplo”: controlar a inflação e o crescimento ou geração de empregos, como defendia o líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR). O mandato duplo funcionaria nos moldes do que é visto nos Estados Unidos, onde o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) mira, em tese, no controle da inflação e no crescimento. O presidente do BC, Ilan Goldfajn, sempre foi contrário a isso.

A proposta estabelece que o BC “tem por objetivo fundamental assegurar a estabilidade de preços” e registra que, “sem prejuízo de seu objetivo fundamental, o Banco Central do Brasil também tem por objetivo zelar pela estabilidade financeira”. O projeto diz que compete “privativamente” ao BC conduzir a política monetária, com objetivo de cumprir as metas de inflação estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Na prática, o texto mantém os atuais objetivos do BC.

Na Câmara, há uma proposta de autonomia do BC, apoiada pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sob relatoria de Celso Maldaner (MDB-SC). O projeto do governo poderá ser apensado a essa proposta, que tramita em regime de urgência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?