metropoles.com

Governo federal tenta evitar calote de salários e aposentadorias

Ainda sem ter o Orçamento 2021 aprovado, governo tenta desbloquear R$ 453,7 bi para pagar aposentadorias, serviços essenciais e salários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EDU ANDRADE/Ascom/ME
Paulo Guedes, ministro da Economia
1 de 1 Paulo Guedes, ministro da Economia - Foto: EDU ANDRADE/Ascom/ME

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou nesta segunda-feira (15/3) ao Congresso Nacional uma Proposta de Projeto de Lei (PLN) que altera o art. 65 da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 (Lei nº 14.116, de 2020). Com isso, o objetivo do governo é destravar R$ 453,7 bilhões que ainda não podem ser gastos em função da “regra de ouro”, a qual impede que o governo se endivide com despesas correntes. Caso o projeto seja rejeitado, o governo alega que pode ficar sem verba para pagar aposentadorias, serviços essenciais e salários a partir deste mês.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, a medida dará maior flexibilidade à União para efetuar ajustes nas programações orçamentárias na fase de execução provisória, até que o Congresso Nacional aprove o orçamento definitivo de 2021, ainda em votação. 

“A Lei Orçamentária de 2021 poderá ser publicada somente na primeira quinzena de abril, o que impossibilita a abertura de crédito adicional para o atendimento de despesas cuja execução já se mostra necessária no decorrer de março”, explicou o ministro da Economia, Paulo Guedes, na exposição de motivos.

Com a proposta enviada, a equipe econômica tenta fazer repasses condicionados para situações que não podem esperar, como o Fundeb, os salários das Forças Armadas e de algumas outras estatais.

Ainda segundo Guedes, outras despesas que podem ficar sem verba são os precatórios, as aposentadorias e pensões do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). “Entre essas despesas, destacam-se a folha de pagamento de pessoal ativo de alguns órgãos e entidades do Poder Executivo, os precatórios, as aposentadorias e pensões do Regime Geral de Previdência Social, e os serviços públicos essenciais, como a Operação Carro-pipa, no semiárido brasileiro, entre outras”, diz a mensagem do ministro anexada à proposta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?