Governo escolhe diretor de Pesquisas como novo presidente do IBGE
O pedido de demissão da ex-presidente ocorreu um dia após a aprovação de uma redução de cerca de 96% no orçamento do censo demográfico
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Economia, Paulo Guedes, optou por colocar o diretor de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Rios Neto, no cargo de presidente. A decisão foi informada ao Metrópoles pelo instituto nesta quarta-feira (14/4).
A escolha foi considerada uma solução interna para ocupar a vaga deixada pela ex-presidente Susana Guerra, que renunciou o cargo em 26 de março, um dia após o Congresso Nacional aprovar uma redução de cerca de 96% no orçamento do censo demográfico de 2021.
A exoneração de Susana foi publicada no Diário Oficial da União nesta manhã, alegando “motivos pessoais”.
Até sexta-feira da semana passada (9/4), no entanto, o nome confirmado pelo IBGE para o cargo de presidente era da atual diretora-executiva do órgão, Marise Ferreira. O motivo da troca não foi explicado pelo órgão.
Formado em economia, o novo presidente tem doutorado em demografia. Além disso, atua como professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é membro da Academia Brasileira de Ciências.