Governo eleva projeção de crescimento do PIB para 0,90% neste ano
A última projeção do Ministério da Economia era o crescimento de 0,85%. No início do ano, a expectativa ficou em 2,5%
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal elevou para 0,90% a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2019. Antes, a expectativa era que a economia do país crescesse 0,85% neste ano. Esta é a segunda alta consecutiva na previsão do PIB.
As projeções constam na atualização do Boletim Macrofiscal, divulgado na noite dessa quinta-feira (07/11/2019) pela Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Economia. O relatório traz indicadores macroeconômicos da grade de parâmetros que fundamentam o orçamento federal, além das projeções para o ano.
O orçamento de 2019 foi elaborado prevendo que a economia cresceria 2,5%. Em março, a previsão caiu para 2,2%, em maio passou para 1,6% e, em julho, para 0,81%. Em setembro, o governo elevou a previsão para 0,85%.
Em relação à inflação (IPCA), a trajetória de queda se manteve e a estimativa para o indicador no ano passou de 3,62% para 3,26%. No acumulado do ano até outubro, a inflação está em 2,60%, de acordo com a última divulgação do IBGE.
O secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, ressaltou que é observado no crescimento positivo da economia o efeito “crowding in”, que significa que o setor privado está retomando os investimentos, enquanto o setor público vem retraindo os gastos.
“Esse efeito aponta que estamos no caminho certo, consolidando um crescimento sustentável com ganho na produtividade”, destacou o economista, nessa quinta-feira (07/11/2019), durante a entrevista coletiva de divulgação do boletim.