metropoles.com

Governo e Congresso fecham acordo para reduzir preço de combustíveis

Conforme anúncio do ministro da Fazenda, assim que o Legislativo aprovar reoneração da folha, a União eliminará Cide sobre o óleo diesel

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
guardia
1 de 1 guardia - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Após reunir-se nessa terça-feira (22/5) com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, declarou que o governo fechou acordo com os presidentes de ambas as casas legislativas do Congresso Nacional, a fim de haver uma redução no preço dos combustíveis no país.

De acordo com o líder da pasta, a União comprometeu-se a eliminar a Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico (Cide) incidente sobre o diesel, por meio da edição de um decreto, assim que o Congresso aprovar projeto do Executivo federal de reoneração da folha de pagamento.

Mais cedo, Eunício Oliveira e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já tinham antecipado, via Twitter, que o governo havia acordado reduzir a Cide sobre combustíveis. Posteriormente, Maia corrigiu a informação e afirmou que a redução seria apenas do diesel.

O anúncio tem como objetivo conter uma série de protestos de caminhoneiros iniciados na segunda-feira (21/5). Os condutores dos veículos têm promovido paralisações em rodovias de todo o país contra o aumento no preço do combustível. No protesto, os motoristas também pedem que a alíquota de PIS/Pasep e Cofins e a isenção da Cide seja zerada.

Na última semana, o valor do diesel e da gasolina nas refinarias aumentou cinco vezes consecutivas. (Com informações de agências)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?