Governo e Congresso fecham acordo para reduzir preço de combustíveis
Conforme anúncio do ministro da Fazenda, assim que o Legislativo aprovar reoneração da folha, a União eliminará Cide sobre o óleo diesel
atualizado
Compartilhar notícia
Após reunir-se nessa terça-feira (22/5) com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, declarou que o governo fechou acordo com os presidentes de ambas as casas legislativas do Congresso Nacional, a fim de haver uma redução no preço dos combustíveis no país.
De acordo com o líder da pasta, a União comprometeu-se a eliminar a Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico (Cide) incidente sobre o diesel, por meio da edição de um decreto, assim que o Congresso aprovar projeto do Executivo federal de reoneração da folha de pagamento.
O anúncio tem como objetivo conter uma série de protestos de caminhoneiros iniciados na segunda-feira (21/5). Os condutores dos veículos têm promovido paralisações em rodovias de todo o país contra o aumento no preço do combustível. No protesto, os motoristas também pedem que a alíquota de PIS/Pasep e Cofins e a isenção da Cide seja zerada.
Na última semana, o valor do diesel e da gasolina nas refinarias aumentou cinco vezes consecutivas. (Com informações de agências)