metropoles.com

Governo comemora “eficácia do conjunto de ações” após queda do PIB

Riquezas do país tiveram a maior retração em 25 anos. Contudo, Economia acredita que medidas durante a pandemia ajudaram o cenário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
dinheiro
1 de 1 dinheiro - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Após anunciar uma queda de 4,1% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, maior queda desde 1996, o Ministério da Economia divulgou nota elogiando a “eficácia do conjunto de ações de estímulo à economia” durante a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Na avaliação do governo, as ações evitaram que o PIB tivesse uma queda superior a 9%. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (3/3). As riquezas do país totalizaram R$ 7,4 trilhões no ano passado.

“Os resultados do PIB corroboram a recuperação das expectativas de melhora da atividade econômica ao longo do segundo semestre de 2020 e demonstram o acerto das medidas adotadas de enfrentamento à Covid-19 e a pronta reação da economia brasileira”, destaca a Secretaria de Política Econômica.

Segundo o governo, “importantes medidas econômicas foram elaboradas pelo governo e aprovadas em parceria com o Congresso Nacional”.

Marcos legais

A nota acrescenta: “A agenda de fortalecimento de marcos legais teve avanços relevantes com a aprovação de novas legislações referentes a saneamento básico, licitações e falências”, frisa o texto.

O governo acredita que a recuperação da economia está ocorrendo na forma de “V”, o que segundo o Ministério da Economia, comprova o retorno da economia a patamar anterior à pandemia.

Para 2021, o governo adverte que é essencial combinar um conjunto de elementos, que a expansão da vacinação e a continuidade das reformas estruturais.

“A combinação desses fatores elevará a confiança e garantirá maior vigor da atividade ao longo do ano, especialmente, porque as incertezas econômicas globais continuam elevadas devido à continuidade da pandemia”, prevê a equipe econômica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?