metropoles.com

Governo coloca em vigor plano de estímulo a racionamento de energia

A decisão já era esperada desde o agravamento da crise hídrica, a pior dos últimos 90 anos, devido ao baixo volume de chuvas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Poste de luz
1 de 1 Poste de luz - Foto: Material cedido ao Metrópoles

O ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, deu início ao programa de estímulo ao racionamento de energia destinado a grandes consumidores. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (23/8) após a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União.

A decisão já era esperada desde o agravamento da crise hídrica, que se tornou a pior dos últimos 90 anos com a falta de abastecimento dos principais reservatórios do país. Desde então, grandes companhias vêm se inscrevendo no programa de economia de energia, criado pelo ex-presidente Michel Temer e coordenado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As empresas tentam uma alternativa à energia produzida pelas usinas térmicas, que, além de serem cerca de 10 vezes mais caras do que as hidrelétricas, são muito mais poluentes.

A medida publicada nesta segunda é a primeira do governo Bolsonaro para tentar amenizar o problema. Batizado de Redução Voluntária de Demanda de Energia Elétrica (RDV), o programa é destinado para grandes consumidores que se disponham, voluntariamente, a diminuir o consumo de energia de quatro a sete horas por dia.

As empresas devem reduzir ao menos 80% do consumo médio diário de energia. Se isso ocorrer, o governo dará aos participantes compensações financeiras. De acordo com a portaria do MME, a diferença será retornada ao consumidor via encargos cobrados na conta de luz.

As companhias terão uma tolerância de sete descumprimentos da entrega de sua própria oferta. Se o limite for ultrapassado, as compensações do governo serão canceladas e a empresa ficará impedida de participar do programa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?