GLP empresarial tem reajuste de 4,7%, em média, a partir desta terça
Dependendo do polo de suprimento, aumento chegará a 4,9%. Para Sindigás, medida é injustificada: mercado internacional registrou redução
atualizado
Compartilhar notícia
A Petrobras reajustou o preço do GLP empresarial para embalagens acima de 13kg em 4,7%, em média, nas unidades da petroleira. O aumento vale a partir desta terça-feira (27/3). Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), a nova correção de preços foi comunicada às suas empresas associadas, na tarde desta segunda (26), pela companhia.
A entidade acrescentou que, com o reajuste, o ágio praticado pela Petrobras subiu para 50,3% em relação ao preço adotado no mercado internacional. Para o Sindigás, “esse ágio vem pressionando ainda mais os custos de negócios que têm o GLP entre seus principais insumos, impactando de forma crucial empresas que operam com uso intensivo de GLP”.O Sindigás informou ainda que, de acordo com as informações da Petrobras recebidas pelas distribuidoras, o aumento de preço será entre 4,6% e 4,9%, dependendo do polo de suprimento.
De acordo com o Sindigás, para o segmento empresarial de GLP, a prática de preços da Petrobras é incompreensível, por não acompanhar as flutuações do mercado internacional, que apresentou queda de 7,9% em janeiro e de 8,2% em fevereiro, e em março já acumula redução de 6,6%.
“Já o preço da Petrobras para o segmento empresarial registrou queda menor do que a do mercado internacional em janeiro e fevereiro, de 6,3% e 4,6%, respectivamente”, concluiu a nota da entidade.
A Agência Brasil entrou em contato com a Petrobras, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.