metropoles.com

Geração de energia será insuficiente a partir de outubro, diz ONS

“Os recursos são insuficientes para atendimento ao mercado de energia e demandarão novas medidas no curto prazo”, alerta a instituição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Neoenergia
Grupo Neoenergia - Elektro
1 de 1 Grupo Neoenergia - Elektro - Foto: Divulgação/Neoenergia

A partir de outubro, a capacidade geradora de energia do país será insuficiente para atender à toda população, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nessa quinta-feira (26/8). De acordo com o órgão, a falta de chuva tornou imprescindível” aumentar a oferta de energia em cerca de 5,5 GW já a partir de setembro.

Como solução, a ONS sugere colocar em operação mais usinas termelétricas, que além de serem mais poluentes, também são mais caras. Outra ideia é importar energia.

No início da semana, o Ministério de Minas e Energia minimizou o risco de apagão. Informou apenas que há “relevante piora” das condições hídricas no Brasil, sem explicar as circunstâncias.

Segundo a ONS. entretanto, o cenário é grave, já que nossos principais reservatórios chegarão ao fim de outubro com níveis baixíssimos de armazenamento. “Os recursos são insuficientes para atendimento ao mercado de energia e demandarão novas medidas no curto prazo”, aponta o relatório.

A situação piorou no último mês em razão dos reservatórios da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que juntos respondem por 70% da capacidade de geração de energia do país. Atualmente, eles estão com apenas 22,5% da capacidade de armazenamento.

Conforme mostrou o Metrópoles, isso causa o aumento no custo da geração de energia, valor que é repassado aos consumidores. De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, um reajuste na bandeira tarifária (que já está no vermelho) deve ser feito nas próximas semanas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?