metropoles.com

Gasolina sobe e governo reduz imposto de importação de bicicleta

Tarifa cair para 20% até julho, segundo o DOU. A atual alíquota é maior do que a cobrada na importação de cigarro, cerveja e cartas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Enquanto o preço da gasolina sobe pela quarta vez seguida no ano, o Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) reduziu o imposto de importação de bicicletas, atualmente cobrado em 35%. A medida foi publicada nesta quinta-feira (18/2) no Diário Oficial da União (DOU).

Na quarta-feira (17/2), o presidente Jair Bolsonaro anunciou a medida em publicação no Twitter.

Jair Bolsonaro_bicicleta
Presidente Jair Bolsonaro anuncia redução do imposto de importação de bicicletas.

A alíquota do Imposto de Importação atualmente aplicável às bicicletas é de 35%. Esse percentual é o mais alto do mundo, de acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Com a decisão, a taxa vai cair gradativamente, passando para 30% a partir de 1º de março, depois para 25% a partir de 1º de julho, e encerrando em 20% em dezembro. Para se ter uma ideia, cerveja, cigarro e cartas de jogar contam com tarifa de importação de 20%.

Transporte popular

A medida terá impacto para grande parte da população brasileira, uma vez que, atualmente, circulam pelo país cerca de 50 milhões de bicicletas contra 41 milhões de carros, de acordo com o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

As vendas do veículo subiram 118% entre 15 de junho e 15 de julho no ano passado, em comparação com o mesmo período de 2019, conforme a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), que defendeu a medida junto ao governo.

O aumento nas compras reflete mais um efeito da pandemia da Covid-19. O uso do transporte chegou inclusive a ser uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), já que seu uso é individual, o que evita aglomerações.

Segundo a Aliança Bike, em 2019, o Brasil exportou 22.230 bicicletas e no primeiro semestre de 2020, 3.926. Essas transações foram feitas a um preço médio de 178 dólares cada.

Os estados que mais exportaram bicicletas inteiras foram São Paulo (48%), Minas Gerais (26%), Santa Catarina (12%) e Paraná (11%). Juntos, essas unidades federativas concentram 98% das unidades exportadas pelo Brasil. O valor total resultante da exportação dessas unidades foi de 4,6 milhões de dólares.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?